Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estrutura da palavra


Radical:O que contém o sentido básico do vocábulo.Aquilo que permanece intacto quando a palavra for modificada.EX: falar,comer,dormir,casa,carro.

Vogal Temática:Nos verbos são as vogais A, E e I presentes a terminação verbal.Elas indicam a que conjugação o verbo pertence.
1ª conjugação:Verbos terminados em AR.
2ª conjugação:Verbos terminados em ER.
3ª conjugação:Verbos terminados em IR.
Nos substantivos e adjectivos, são as vogais A,E,I,O e U no final da palavra, evitando que ela termine em consoante.EX: meia, pente, táxi, couro e urubu.

Tema:É a junção do radical com a vogal temática, se não existir vogal temática o tema e o radical serão o mesmo elemento.O mesmo acontecerá quando o radical for terminado em vogal.

Desinências:É a terminação da palavra flexionadas ou variáveis posposta ao radical com um intuitivo de modificá-las. Existem dois tipos de desinências:
Verbais:Modo temporais: indicam o tempo e o modo.
Numero pessoais: indicam a pessoa e o nº. São três os grupos.
Desinências nominais:
De genero:femininos e masculino.
de número:indica o plural da palavra a letra S.

Afixos:são elementos que se juntam a radicais para formar novas palavras. São:
Prefixo: É o afixo que aparece antes do radical.
Sufixo: É o afixo que aparece depois do radical tema ou infinitivo.

Vogais ou consoantes de ligação: surgem entre dois morfonemas para tornar mais fácil e agradável a pronuncia de certas palavras:EX:bambuzal, flores.

Um comentário:

  1. Olá, Maria Fernanda! Tudo bem? Você cometeu um equívoco quando escreveu "urubu" para exemplificar palavras que possuem vogal temática. Não possuem vogal temática as palavras terminadas em consoantes ou em vogais tônicas (mar, sal, urubu, café). Nesse caso, a palavra inteira constitui-se no radical. No parte sobre vogal de ligação, em "flores", o "e" é vogal temática e não vogal de ligação. Bechara diz isso em seus livros. Ok? Um abraço.

    ResponderExcluir